
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
A Care Club unidade Ipanema é a primeira clínica do Brasil a oferecer para atletas amadores um equipamento utilizado, até então, apenas por profissionais: a criosauna. “Também chamada de crioestimulação, a técnica consiste em expor o corpo a temperaturas entre -80 e – 190oC para recuperação muscular, reabilitação de lesões, dor crônica, melhora da qualidade do sono e promoção do bem-estar”, explica o médico do esporte Caio Senise.
A criosauna é uma das mais atuais aplicações da crioterapia – ou uso terapêutico do frio/gelo –, uma prática antiga na medicina. A crioterapia pode ser:
· Local/tópica: na reabilitação de lesões musculoesqueléticas, dores, procedimentos dermatológicos;
· Imersão: na reabilitação de lesões musculoesqueléticas, dores, recuperação muscular;
· Corpo inteiro: utilizado para doenças reumatológicas (fibromialgia, artrite reumatóide, espondilite anquilosante), outros quadros de dor crônica (dor lombar, por exemplo), recuperação muscular, reabilitação de lesões, melhora da qualidade sono e promoção do bem-estar;
· Corpo parcial /Criosauna: também chamada de crioestimulação, ela tem utilidade similar à crioterapia de corpo inteiro, mas com maior conveniência e maior tolerância.
Por conta das baixas temperaturas, que podem chegar a – 190oC, os protocolos da criosauna duram entre 30 segundos e 3 minutos. No equipamento, o atleta é exposto a uma névoa de nitrogênio e a curtos choques de temperatura controlada, o que promove vasoconstrição periférica seguida de vasodilatação. Isto redistribui o fluxo sanguíneo e inibe substâncias inflamatórias.
É importante alertar que, em atletas que buscam recuperação muscular, sua utilização deve ser planejada de acordo com o período de treinamento e a competição-alvo, para que não reduza as adaptações desejadas pelo treinamento e seja prescrito o número adequado de sessões. Portanto, a indicação deve ser sempre feita por um médico do esporte, de maneira individualizada. Ele vai levar em conta, além das metas daquele atleta, as
contraindicações médicas ao uso da criosauna.
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Rafael Ghelfond Weinberger conta sua trajetória de tratamentos, cuidados e treinamentos na Care Club até a realização do sonho de correr a Maratona de Chicago.
A busca por uma abordagem mais abrangente e holística para a saúde tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, e a Medicina Integrativa se destaca como uma resposta promissora para essa demanda, representando uma abordagem que une o a medicina convencional com terapias e especialidades complementares, além de práticas de bem-estar, visando tratar não apenas os sintomas, mas também prevenir doenças, lesões e suas as causas subjacentes.