O Ironman de Fortaleza acontece no próximo, 20 de novembro. São 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida em pleno verão nordestino, ou seja, estratégias de suplementação e hidratação devem estar afiadas. E pouca gente entende mais de nutrição e Ironman que a nutricionista da CareClub Yana Glaser: ela começou a correr há 17 anos, participou de 8 provas de Ironman, sendo uma delas em Kona, no último Mundial. “Tive a felicidade de atravessar a linha de chegada com minha irmã, a triatleta Luca Glaser. Corremos a maratona inteirinha juntas, sofrendo e se divertindo muito. Foi emocionante”, conta Yana, que também tem especialização em fisiologia em exercício.
Se você vai fazer a prova no domingo, sonha em completar um Ironman um dia ou simplesmente quer entender mais sobre nutrição para triatlo, confira a seguir as dicas da Yana:
Planeje com antecedência
O momento de testar sua estratégia de nutrição é nos treinos. Experimente diferentes marcas e sabores, perceba em que quantidade e frequência seu corpo pede por bebidas e comidas.
Invista no carboidrato…
“Algumas opções bem aceitas pelos atletas são banana, géis energéticos, goiabada, castanhas, frutas secas, balas de goma e barras de cereal. O importante é ser rico em carboidrato e prático”, afirma Yana.
…mas saiba que você precisa se hidratar
“O triatleta precisa de água, carboidrato e sal, nessa ordem. No Iron, o mínimo de que ele precisa é de 500 a 1.500ml de água, 30g a 80g de carboidrato e 300 a 1.000mg de sódio por hora de prova”.
Aposte na individualidade
“Eu já fiz mais de 200 dietas para provas de Ironman e nenhuma é igual a outra. Tudo depende das metas e da performance do atleta.”
Abasteça desde o começo
“No Ironman, o atleta não pode sentir sede para se hidratar nem fome para comer. Você come e bebe praticamente o tempo todo – com exceção da prova de natação, claro.”