Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

Como Retornar aos Exercícios Físicos de Maneira Segura após uma Cirurgia de Joelho?

por Dr. Leonardo Oliveira (fisioterapeuta)

Quando somos submetidos a uma cirurgia de joelho sofremos com algo que chamamos de inibição artrogênica muscular. Essa condição acontece porque o joelho passa por um processo invasivo, e isso faz com que os receptores livres (que são como “mensageiros do cérebro”)  da articulação “desliguem”os músculos. 

Neste conteúdo falaremos sobre o tempo de recuperação e o que você precisa saber para retornar à prática de exercícios físicos de maneira segura após uma cirurgia de joelho.

Se você já passou por esse processo e vai voltar a fazer atividades físicas ou seus esportes de antes, precisa seguir alguns critérios de segurança para não correr risco de se lesionar de novo com o mesmo tecido ou então de passar por novas condições lesivas.

O primeiro passo é deixar a perna fortalecida igualmente à que não teve um processo doloroso. Isso aumenta a possibilidade de você não se lesionar. Para isso, existem dois exames que tendem a identificar déficits na perna operada, chamados de dinamometria manual e avaliação isocinética

Além disso, é preciso que você faça gestos semelhantes aos do seu esporte na fase de avaliação de alta no tratamento fisioterapêutico. Exemplo: se você joga futebol, precisa fazer exercícios que envolvam toque de bola, frenagem e arranque. Se você faz Crossfit, exercícios que envolvam saltos e corrida. Voltar a praticar o esporte sem passar por essa etapa pode não te dar confiança.

A musculação é algo indispensável, independente do seu esporte. É através do treino constante de força que você manterá o seu corpo com estrutura para aguentar a sua atividade física, independente de qual for. 

Por último e não menos importante, você precisa encarar que a sua volta é como se você tivesse iniciando o esporte do zero. Não retorne ao mesmo nível pré cirurgia porque seu corpo perdeu toda a adaptação devido a lesão. Comece praticando pouco tempo, com pouca intensidade, com pouco volume e suba gradativamente. 

Não esqueça, nenhuma cirurgia é algo simples, todas precisam de atenção e cuidado extremo para que não haja nenhum problema de relesão ou para que você não fique com nenhum déficit. 

DR. LEONARDO OLIVEIRA
É Fisioterapeuta na Care Club São Paulo/SP
Conheça também nossos eBooks desenvolvidos pelos profissionais especialistas da Care Club

ARTIGOS RELACIONADOS

cirurgia

Cisto no Joelho: O Que Você Precisa Saber

Os cistos no joelho são uma condição comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Eles são pequenos sacos cheios de líquido que podem se formar em diferentes partes da articulação do joelho e podem causar desconforto e limitações no movimento. Neste artigo, vamos explorar o mundo dos cistos no joelho e discutir suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

SAIBA MAIS »