Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

COMO PREVENIR E TRATAR LESÕES NOS OMBROS

A gente sabe da importância de fortalecer o corpo todo, dos pés à cabeça, e a região dos ombros não deve ficar de fora. Ela é fundamental para a estabilização de diversos movimentos e trabalhar suas articulações e músculos ajuda a prevenir várias lesões. Mas, por outro lado, se você não tiver uma boa orientação durante os treinos, pode se machucar. A seguir, o ortopedista da CareClub Fernando Brandão, especialista em ombros e cotovelos, nos apresenta às principais lesões nos ombros e ensina como fugir delas.

Principais lesões

  • Tendinites do manguito rotador (músculos ao redor da articulação do ombro), geralmente acompanhadas de inflamação da bursa (bursite). Sintomas: dor na região lateral do ombro com irradiação para o meio do braço, que piora com movimentos de elevação e ao deitar sobre o ombro. A presença de crepitações e estalidos são frequentes.
  • Tendinite do bíceps, que ocorre quando o tendão chamado “cabeça longa do bíceps” é sobrecarregado nos treinos. Sintoma: dor pontual na face anterior do ombro.
  • Estiramento ou arrancamento do lábio da glenóide (lesão labral), que é uma estrutura cartilaginosa responsável pela estabilidade do ombro. Sintoma: dor que acomete a região posterior do ombro e piora os movimentos de abertura (abdução) e rotação lateral do ombro (como no movimento de colocar a mão atrás da cabeça).

Prevenção

“A melhor forma de prevenir essas lesões é executar corretamente o exercício, buscando o movimento mais funcional possível e usando de forma equilibrada os músculos envolvidos”, afirma Fernando. Ele ainda ressalta a importância do planejamento e da progressão gradual do volume e intensidade dos treinos. “O acompanhamento de um profissional especializado é essencial para execução correta dos movimentos e para esse planejamento.”

Tratamento

O tratamento dependa da fase em que se encontra lesão. Lesões recentes, em fase aguda, geralmente são tratadas com anti-inflamatórios por períodos curtos, métodos analgésicos locais, e, eventualmente, infiltrações articulares. “Mas a reabilitação com fisioterapia é a medida mais efetiva para a recuperação da lesão e retorno ao esporte”, afirma Fernando.

Na CareClub, há profissionais especializados em reabilitação para lesões agudas e em um tipo específico de reabilitação chamado reeducação funcional, que analisa e corrige o gesto esportivo, podendo tratar o problema existente e prevenir outras lesões.

ARTIGOS RELACIONADOS

Esportes

Cuidados com o Ombro no Beach Tennis

Uma das atuais febres no esporte é o beach tennis (BT), modalidade de tênis de areia. Se vamos praticar qualquer atividade de uso repetitivo e unilateral de articulações multifuncionais como nesse caso o ombro, devemos atentar para o fortalecimento do estabilizador da região para evitar dores e lesões.

SAIBA MAIS »