
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Em tempos de pandemia e quarentena, uma das ferramentas mais importantes é informação de qualidade. Em uma série de lives diárias, às 20h, promovidas em nosso perfil no Instagram e mediadas pelo jornalista Ricardo Capriotti, diferentes especialistas da clínica falam sobre o Covid-19 e suas consequências para a nossa saúde física e emocional. A série faz parte da campanha Care Club Vida Ativa e Saudável.
Na terça-feira (24/3), o tema foi Saúde Mental em Período de Isolamento, com três convidados: o médico do esporte Paulo Puccinelli, da Care Club Itaim, o nadador Leonardo de Deus e o psicólogo do esporte Yan Cintra, da Care Club Ibirapuera.
No papo, Puccinelli falou sobre sua própria frustração, após o adiamento do Ironman de Florianópolis, previsto para maio. Seria sua estreia na distância, depois de cinco meio Irons e oito anos de triatlo. “Mas, diante da situação que estamos vivendo, a frustração inicial logo passa”, ele disse. Segundo o médico, é preciso reprogramar-se e reconstruir-se, lembrando que o adiamento de uma prova-alvo não é um problema, principalmente se comparado às graves consequências desta pandemia.
Ser atleta e ter de passar por uma reformulação de metas no esporte ajuda Puccinelli a entender seus próprios pacientes que estão em situação semelhante. E ele dá dicas valiosas sobre isso. “O primeiro passo é deixar de ver a remarcação como um problema, porque não é. Há várias outras provas pela frente. Outro fator importante é não se frustrar com a perda de performance, porque ela é inevitável neste momento.”
Segundo Puccinelli, é fundamental manter uma rotina de prática de atividade física, mesmo em casa, para manutenção da saúde física e mental. “Ter um horário do dia reservado para isso ajuda. Eu acordo e já faço meus exercícios de fortalecimento e pedalo no rolo”, ele conta. “Outra coisa que me estimula é gravar os meus treinos e compartilhá-los nas redes.”
Se para um atleta amador o adiamento de uma prova é frustrante, imagine para um profissional. Foi sobre isso que falou o nadador Leonardo de Deus. “Sem dúvida é preciso ter muito foco, especialmente para não perder totalmente a forma”, ele disse. “A meta é manter-se motivado e treinando da maneira que for possível.”
Outro desafio de Leonardo e também de muitos atletas, mesmo os amadores, é, treinando menos e estando em casa o dia todo, perto da cozinha, não ganhar peso. “Eu já conversei com a minha nutricionista sobre a minha dieta e reajustamos algumas coisas.”
Para o psicólogo do esporte Yan Cintra, estamos vivendo um momento em que sentimentos como empatia, compaixão e calma são importantíssimos. Ele deu dicas de como controlar a ansiedade e o nervosismo. “Apesar das dificuldades, é preciso respirar fundo e focar naquilo que a gente consegue controlar. Despender energia com coisas que a gente não controla é ruim”, ele lembra. Resiliência e superação, características presentes principalmente em atletas de modalidades de longas distâncias, ajudarão a melhorar a capacidade de cada um lidar com as adversidades.
Entre as ações práticas para manter a saúde mental, Yan sugere tomar cuidado com informações em excesso. “Elas sobrecarregam nosso emocional e geram ansiedade. Informe-se, mas com controle e com foco naquilo que realmente importa”, ele diz.
Outra dica é tentar ser mais racional neste momento. “Traga a cabeça para o presente, o aqui e agora, sem ficar divagando sobre o futuro. E tente ocupar o tempo. Organize uma rotina e nela inclua coisas que façam bem à sua saúde mental. A meditação pode ser bacana, ou investir em técnicas de respiração. Exerça a respiração diafragmática, aquela em que você enche o abdômen de ar, e não o peito. Inspire contando até três e solte até cinco. Seguir esta respiração por um tempo vai fazê-lo sentir uma diminuição na frequência cardíaca e trazer uma sensação de alivio da ansiedade.”
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Rafael Ghelfond Weinberger conta sua trajetória de tratamentos, cuidados e treinamentos na Care Club até a realização do sonho de correr a Maratona de Chicago.
A busca por uma abordagem mais abrangente e holística para a saúde tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, e a Medicina Integrativa se destaca como uma resposta promissora para essa demanda, representando uma abordagem que une o a medicina convencional com terapias e especialidades complementares, além de práticas de bem-estar, visando tratar não apenas os sintomas, mas também prevenir doenças, lesões e suas as causas subjacentes.