Definição
Os cistos sinoviais são os tumores benignos/nódulos mais comuns na região do punho e da mão.
Eles são um abaulamento da sinóvia causada por uma degeneração de uma porção da cápsula articular. São preenchidos por líquido sinovial, que lubrifica e preenche o espaço articular.
Epidemiologia
Os cistos na região do punho ocorrem mais em pacientes jovens (20-40 anos), e as mulheres são mais acometidas que os homens. São mais frequentes em pacientes com sobrecargas repetitivas sobre os punho e comuns em ginastas.
Já os cistos que surgem nas pequenas articulações dos dedos são mais frequentes em mulheres, entre 40-70 anos e normalmente estão associados a artrose das articulações interfalangeanas dos dedos.
Etiopatogenia
Seu aparecimento pode estar relacionado a um evento traumático em cerca de 10 a 30% dos casos, mas na maioria dos casos ocorre sem motivo aparente.
A região dorsal do punho é o local mais frequente de aparecimento, seguida pela região palmar do punho e articulações dos dedos.
Surge como um pequeno nódulo, que apresenta variações no seu tamanho a depender do esforço sobre região acometida. Frequentemente são indolores, porém podem causar incomodo estético, interferir na função do membro e em alguns casos os pacientes podem referir dores associadas.
É importante deixar claro que uma vez confirmado o diagnóstico de cisto sinovial, descartamos a chance de evolução para tumores malignos, mas é importante a avaliação com especialista pois os principais diagnósticos diferenciais são outros tumores, que podem acometer a pele e as estruturas anatômicas do punho e da mão.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com o tamanho, localização dos cistos e queixas do paciente.
Os cistos muito pequenos e profundos, são mas difíceis de serem puncionados e se assintomáticos, não necessitam de qualquer intervenção.
Pode-se tentar períodos de imobilização do local acometido, a fim de melhorar sintomas dolorosos associados e visando reduzir o volume do cisto.
Para cistos maiores e com incômodo estético ou funcional importantes, podemos sugerir o procedimento de punção aspirativa. Pode ser realizada em consultório, sob anestesia local. O conteúdo do cisto é aspirado até seu esvaziamento total sempre que possível, e pode ser associado ou não a infiltração com corticoide ao final do procedimento. Na literatura a punção é resolutiva em cerca de 50% dos casos, mas podem ocorrer recidivas.
Nos cistos pequenos ou localizados nos dedos ou palma das mãos, a punção é mais difícil e menos efetiva. Nestes casos, quando o paciente sente dor, é recomendado a ressecção cirúrgica dos mesmos. Também está indicada a cirurgia nos cistos maiores que recidivaram após uma tentativa de punção prévia.
A cirurgia consiste na ressecção completa do cisto, até sua base/pedículo. Quando realizada por especialista é relativamente simples e segura, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos. É importante deixar claro ao paciente que existe uma taxa de recidiva do cisto em cerca de 10% dos casos.
No pós-operatório, o paciente normalmente é imobilizado por cerca de 1 semana com uma tala gessada curta ou órtese. Esforços mais intensos, como exercícios físicos, devem ser evitados por 3-4 semanas. Pode ser necessária terapia de mão para controle da dor e do edema, e para uma recuperação funcional mais rápida.
Para um tratamento completo entre em contato com a unidade Care Club mais próxima.