A cartilagem é um tecido que reveste os nossos ossos nas articulações, e permite que os movimentos ocorram de forma suave e com menor impacto para os ossos. A cartilagem articular não tem suprimento sanguíneo direto, por isso tem uma grande dificuldade de cicatrizar quando é “machucada”.
Uma vez que a cartilagem é danificada, ela não cicatriza facilmente e pode em alguns casos aumentar de tamanho. A progressão da lesão da cartilagem pode levar a degeneração (“desgaste”) de toda a articulação, conhecida como artrose.
O dano na cartilagem articular pode afetar pessoas de todas as idades. Pode ser danificada de forma traumática em uma contusão ou torção do joelho, sendo neste caso mais frequente em pessoas mais jovens.
Alterações na cartilagem podem também ocorrer de forma lenta e progressiva, com o envelhecimento, gerando sintomas em uma idade mais avançada. Algumas condições com artrite reumatoide, gota e lúpus podem gerar uma degeneração mais precoce da cartilagem.
Aqui iremos falar especificamente das lesões traumáticas da cartilagem.
Sintomas
Os pacientes com dano na cartilagem articular podem apresentar sintomas como dor, derrame articular (“inchaço” ou “água no joelho”) e/ou diminuição do movimento do joelho. A dor pode ser pior em alguns movimentos específicos como ao caminhar, levantar de uma cadeira ou subir escadas. A localização da lesão no joelho também têm uma relação com a intensidade e forma que a dor se apresenta. Lesões menores de cartilagem podem não gerar nenhum desses sintomas.
Tratamento
O tratamento das lesões de cartilagem tem uma grande variedade de opções e a escolha da melhor forma de tratamento é guiada de forma individualizada. Para isso, é avaliado o grau, tamanho e localização da lesão de cartilagem.
O objetivo dos procedimentos para tratamento de cartilagem é de alguma forma reparar a área danificada que perdeu a cartilagem normal. Importante ressaltar que os tratamentos citados a seguir não são indicados para pacientes com artrose do joelho. Existem outros tratamentos diferentes para artrose!
Alguns dos procedimentos disponíveis no tratamento da cartilagem são:
– Microfratura: Neste método, são feitos estímulos mecânicos na superfície da articulação lesada. Este procedimento estimula a resposta de cicatrização, trazendo células que conseguem formar um tecido cicatricial na área da lesão. O tecido formado não é exatamente igual a cartilagem original porém ajuda a melhorar os sintomas. É indicado para lesões menores. – Transferência osteocondral (mosaicoplastia): Tecido de cartilagem saudável (enxerto) é retirado do mesmo joelho de uma região do osso que carrega menos peso e é transferido para “repor” o local da articulação lesada. Este método é usado para defeitos de cartilagem menores também. – Membrana de colágeno: A utilização de uma membrana de colágeno pode auxiliar no tratamento de lesões de cartilagem maiores. A técnica que inglês se chama Autologous Matrix-Induced Chondrogenesis (AMIC), consiste na colocação de uma membrana de colágeno para cobertura do defeito na cartilagem associado a técnica de microfratura descrita acima. A membrana funciona como um arcabouço para formação do tecido cicatricial que ocupará o local da lesão. Essa técnica tem um longo período de reabilitação que varia de acordo com a localização e tamanho da lesão de cartilagem. – Transplante osteocondral: Essa é uma técnica pouco disponível no Brasil. Trata-se de um transplante de tecido, e isso exige um doador de tamanho compatível. O transplante é indicado para tratamento de lesões maiores e com maior acometimento do osso, além da cartilagem. Nessa técnica realizamos o transplante de osso e cartilagem de um doador. Apesar disso as chances de rejeição do tecido são muito baixas e não há necessidade de tomar medicamentos imunossupressores após o procedimento. Nossa equipe está habilitada, tem experiência e realiza esse procedimento mas ele é reservado apenas para os casos mais complexos. |
Reabilitação
Após a cirurgia, os procedimentos de reabilitação com fisioterapia, restrição de apoio inicial e movimentos no membro operado são fundamentais para restauração da cartilagem e retorno da função da articulação. Os protocolos de recuperação variam muito de acordo com qual tipo de tratamento utilizado, tamanho e localização da lesão. Dessa forma, é importante a integração entre a equipe responsável pela cirurgia, que deve ter experiência em tratamento de cartilagem, com a equipe de reabilitação para garantir o sucesso do tratamento.
Para um tratamento completo entre em contato com a unidade Care Club mais próxima.