
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
O médico do esporte Matheus Gazola, da unidade de Porto Alegre da Care Club, explica os motivos pelos quais a Maratona de Porto Alegre é uma excelente opção tanto para iniciantes na distância quanto para quem busca o recorde pessoal nos 42km.
“Pouca elevação, clima excelente, boa hidratação e largada às 7h da manhã. Estas são algumas das características que fazem da Maratona de Porto Alegre uma excelente opção de prova no Brasil para quem busca bater recordes pessoais – incluindo o sonhado sub-3h. A maratona, que acontece no dia 2 de junho, por estes mesmos motivos é também uma boa escolha para os iniciantes.
De brinde para quem escolhe correr esta maratona, o percurso oferece vista privilegiada de diversos cartões-postais da cidade, entre eles o museu Iberê Camargo, o estádio Beira-Rio, a zona sul da capital, o Monumento aos Açorianos e a revitalizada Orla do Guaiba.
Junho é uma época com baixas temperaturas no Rio Grande do Sul – no ano passado elas ficaram entre 8oC e 12oC –, o que acaba trazendo menos estresse físico aos corredores. É possível iniciar a prova com algumas camadas a mais de roupa e ir tirando ao longo do percurso.
É importante frisar, no entanto, que mesmo em climas mais frios, as orientações tanto para hidratação como para alimentação pré, intra e pós-prova são as mesmas.
Ingira cerca de 500ml de água 2h antes da largada e mantenha-se hidratado ao longo de todo o percurso. Nos anos anteriores, houve postos de hidratação a cada 5km até o km 30, de depois disso a 2,5km. Aproveite para tomar água em todos eles.
A alimentação durante a prova, de modo geral, deve conter de 40 a 90g de carboidrato por hora, lembrando que não devemos fazer testes no dia da maratona – nem na hidratação, nem na alimentação ou reposição de eletrólitos. Essas estratégias devem ser definidas, testadas e treinadas nos momentos de preparação, preferencialmente junto com um nutricionista especializado em esporte.
O acompanhamento médico deve estar em dia, tanto para iniciantes como para atletas experientes, pois ambos submetem-se a estresse cardiovascular e osteomuscular elevado, tanto nos treinos como na prova. A Care Club Porto Alegre dispõe de uma equipe multidisciplinar completa para fazer o atleta alcançar tanto a largada quanto a linha de chegada com saúde e nas melhores condições. Nossa equipe é composta por médico do esporte, nutricionista esportivo e fisioterapeutas esportivos, que trabalham juntos para um bom resultado.
Aqui realizamos teste ergoespirométrico, para quem deseja treinar com maior segurança e eficiência, e oferecemos serviço de recovery (recuperação) com liberação miofascial, banheira de crioimersão e botas de compressão. Pensando no acompanhamento completo do atleta, montamos um plano que envolve todos os serviços citados, por um valor fixo mensal.”
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Rafael Ghelfond Weinberger conta sua trajetória de tratamentos, cuidados e treinamentos na Care Club até a realização do sonho de correr a Maratona de Chicago.
A busca por uma abordagem mais abrangente e holística para a saúde tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, e a Medicina Integrativa se destaca como uma resposta promissora para essa demanda, representando uma abordagem que une o a medicina convencional com terapias e especialidades complementares, além de práticas de bem-estar, visando tratar não apenas os sintomas, mas também prevenir doenças, lesões e suas as causas subjacentes.