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As Principais Diferenças entre Corrida de Rua e na Esteira

por Marcela Rocha, fisioterapeuta

A principal diferença entre a esteira e a rua é que, na esteira, o chão está se movendo, enquanto na rua, a gente está se movendo em relação ao chão. Isso muda a nossa percepção em relação ao ambiente.
 
Na rua, percebemos os objetos passando pela gente, o vento batendo no rosto e na esteira a gente perde essas informações. Isto pode influenciar na forma como a gente entende o “ir para frente” e pode acabar alterando alguns fatores fundamentais para uma boa mecânica como o “pendular a frente” e “empurrar o chão para trás”.

Em relação a treinos mais longos, a esteira trás algumas vantagens como controle de ritmo, temperatura, alimentação e hidratação. Por outro lado, o treino se torna mais monótono e isso faz com que os treinos longos na rua sejam os preferidos por atletas de alto rendimento.

Em relação ao retorno ao esporte após lesão, é comum optar pela esteira por ser um ambiente mais controlado e, algumas vezes, oferecer um amortecimento melhor, mas isso não é regra! É possível realizar um retorno seguro a corrida indo direto para a rua.
 
É importante ter em mente a importância da especificidade. Se o objetivo é fazer uma prova na rua, os treinos de esteira devem ser utilizados apenas para treinos complementares. Mas se você é apenas um corredor de esteira, não tem problema. A biomecânica deve ser sempre a mesma, as regras não mudam.
 
 
DRA. MARCELA ROCHA
É Fisioterapeuta especializada em Reeducação Funcional na unidade Parque do Povo em São Paulo/SP

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