A artrose do quadril é um desgaste da cartilagem que recobre a articulação do quadril. É a doença do quadril mais comum em idosos, principalmente mulheres, mas também pode acometer adultos jovens por sequela de doenças da infância. Atletas de alto rendimento também podem apresentar essa condição com o decorrer da carreira, devido a solicitação de carga intensa gerada na articulação.
DIAGNÓSTICO E SINTOMAS
O diagnóstico é clinico deve ser confirmado com a Radiografia da Bacia. Os principais sintomas são as dores articulares, que são referidas na região inguinal, lateral do quadril e parte interna da coxa. Com a evolução da doença o paciente começa a apresentar restrições de mobilidade, as rotações do quadril ficam limitadas e o paciente começa a claudicar. Por tratar-se de uma doença progressiva e degenerativa, os sintomas tendem a aumentar com o tempo.
Se diagnosticado na fase inicial podemos tratar de forma conservadora com exercícios corretos e mudança dos hábitos de vida. Perda de peso, fortalecimento muscular, estabilidade postural e evitar impactos por exemplo. Medidas como estas podem retardar a progressão da artropatia e permitir uma melhor qualidade de vida.
Atualmente existem tratamentos menos invasivos que podem ser uteis em fases iniciais de doenças degenerativas como aplicações de acido hialuronico, bloqueio da capsula articular e infiltração com esteroides. Em casos especiais quando bem indicados, essas terapias apresentam um bom resultado no controle da dor. Terapias de ondas de choque também servem como atenuantes de dores articulares.
Tratamento
Como tratamento definitivo a melhor opção ainda é a cirurgia de substituição articular, conhecida com artroplastia total de quadril. Esse procedimento antigo mantem nos tempos atuais a sua tradição de eficiência e grande satisfação dos pacientes. Considerada a cirurgia de substituição articular mais eficaz na ortopedia, associado a modernidade dos implantes e técnicas, a artroplastia total de quadril consiste na retirada da cabeça do fêmur acometida pela artrose e colocação de uma prótese cujos movimentos são restabelecidos e a articulação é restaurada. É o tratamento de escolha nos casos de lesões graves ou em casos onde o tratamento conservador não obteve resultados.
Para um tratamento completo entre em contato com a unidade Care Club mais próxima.