O que são contraceptivos orais: medicamentos esteroides a base de estrogênico e progesterona ou apenas progesterona, utilizados com a finalidade básica de impedir a concepção
Como atuam: inibem a liberação do hormônio liberados de gonadotrofinas (GnRH) pelo hipotálamo, impedindo a liberação dos hormônios da hipófise que estimulam a ovulação. A progesterona inibe o LH, enquanto o estrogênio inibe o FSH, interferindo no crescimento folicular
Estética e performance: em algumas mulheres, o estrogênio aumenta a produção de aldosterona e causa uma retenção de sódio, podendo estar relacionado a um aumento do peso na balança. Algumas vezes acompanhado de edema e sensibilidade mamária.
A progesterona age diminuindo a produção adrenal ovariana de andrógenos e estrogênio atua aumentando a produção de SHBG (hormônio sexual ligador de globulinas) pelos fígados. Essa situação diminui a testosterona total e livre, podendo causar: leve aumento do percentual de gordura, dificuldade de desenvolver massa muscular e força, alteração de humor, libido e disposição.
Vale ressaltar que ocorre a diminuição e não inibição da testosterona. Dessa maneira, desde que mantenha um estilo de vida saudável, dieta equilibrada, treinamento ajustado, ingestão hídrica adequado e uma boa noite de sono, o uso de contraceptivos orais afetará minimamente a performance e estética.
O uso dos anticoncepcionais PODE estar relacionado com:
🔺Retenção hídrica e aumento do peso na balança
🔺Edema
🔺Sensibilidade nas mamas
🔺Leve aumento do percentual de gordura
🔺Dificuldade no ganho de massa muscular e força
🔺Alterações de humor, libido e disposição.
❗️Entretanto, o que ocorre é a DIMINUIÇÃO e não INIBIÇÃO da testosterona. Dessa maneira, desde que mantenha um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada, treinamento ajustado, ingestão hídrica adequada e uma boa noite de sono, o anticoncepcional terá impactos mínimos na composição corporal e performance esportiva.
Os contraceptivos são medicamentos que precisam de indicação para serem utilizados e a individualidade também é um fator determinante.
Cada organismo se adapta a um tipo de anticoncepcional e os efeitos são individuais para cara mulher, então converse com seu médico ginecologista para determinar o melhor método para você.
Lembrando que não são eles que definem os resultados, mas sim o contexto por trás dos seus hábitos alimentares, atividade física e rotina.