Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

A Importância do Endocrinologista para Praticantes de Exercício Físico

por Dra. Giullia Menuci Chianca Landenberger, médica endocrinologista

O endocrinologista é o médico especialista em hormônios, que se dedica a estudar alterações hormonais para preveni-las ou tratá-las.
 
Dentre as áreas de atuação do endocrinologista encontram-se a prevenção e tratamento do sobrepeso; obesidade; alterações do colesterol e triglicerídeos (gordura no sangue); diabetes; doenças da tireoide; distúrbios da menstruação; doenças da adrenal (glândula que produz vários hormônios como o cortisol); doenças da hipófise (glândula que coordena a produção de vários outros hormônios como os da tireoide, hormônios sexuais); osteoporose; reposição hormonal na menopausa; andropausa.

Mas o que o endocrinologista tem a ver com a medicina esportiva?
Hoje entendemos o músculo como um órgão endócrino.

Mas o que isso significa? Significa que o músculo produz hormônios (miocinas) que agem em locais distantes (células-alvo) que fazem os órgãos “conversar” entre si, como, o tecido adiposo (gordura), o osso, o sistema cardiovascular, o trato gastrointestinal, o fígado, o pâncreas, o sistema imune, o cérebro e nervos. Ou seja, temos um grande órgão endócrino em nosso corpo (o maior deles!) que se chama músculo. E para que esse órgão libere hormônios ele precisa ser ativado, caso contrário, acontecerá atrofia (redução) da musculatura.

O exercício hoje é reconhecido como uma estratégia fundamental para prevenção e tratamento de diversas doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade. Isso ocorre porque o exercício leva a efeitos benéficos no metabolismo.
 
Porém, os atletas e os praticantes de esporte devem sempre avaliar sua saúde como um todo, antes e durante a prática de exercícios, incluindo avaliação de distúrbios hormonais como alteração de tireoide ou da glicose.

O Endocrinologista pode lhe auxiliar no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações hormonais, sempre junto com uma equipe multidisciplinar com nutricionista, treinador físico, fisioterapeuta, entre outros profissionais em um time que se une em prol da melhora na qualidade de vida e saúde de nossos pacientes.
DRA. GIULLIA MENUCI CHIANCA LANDENBERGER
É Médica do Endocrinologista na unidade Porto AlegreRS

ARTIGOS RELACIONADOS