Janeiro Dourado é o mês de conscientização da saúde do atleta. E uma as coisas mais importantes quando se fala em manter a saúde é o check-up – tanto para quem ainda vai iniciar a atividade física quanto para aqueles que já praticam. “As avaliações de pré-participação são fundamentais para garantir a segurança da prática esportiva”, explica o médico do esporte Gustavo Magliocca, da CareClub. “E o principal foco desta avaliação, sem sombra de dúvida, é o aparelho cardiovascular.”
Magliocca explica que, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é necessária uma boa anamnese médica, de preferência com um médico do esporte, que deve ser complementada por um exame clínico e eletrocardiograma de repouso. “No caso de pacientes com mais de 35 anos, um teste ergométrico também é necessário.”
Um erro comum entre os já praticantes é negligenciar os check-ups periódicos. Muitos passam por exames quando iniciam as atividades e depois não os repetem. “Nosso corpo se adapta a cada ciclo de treinamento. Portanto, mais importante do que avaliar é poder controlar tais modificações fisiológicas”, explica Magliocca. “A palavra check-up vem de uma base de exames capazes de fazer um rastreamento de doenças mais prevalentes, com elevada taxa de morbimortalidade. A adaptação deste check-up ao esporte apresenta uma complementação de exames capazes não só de rastrear doenças, mas de fornecer aos treinadores informações importantes da aptidão física de cada praticante.”
Quanto mais completo for o check-up, mais dados estes atletas têm para avançar com segurança na prática esportiva. “Além dos médicos do esporte, que são os especialistas capazes de utilizar ao máximo as informações da avaliação, e dos cardiologistas, capazes de estratificar o risco cardiovascular, a CareClub conta com uma equipe de nutrição, treinamento e de fisiologistas capazes de tornar a análise multidisciplinar”, diz o médico.