
Como correr para perder peso?
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
A atividade física regular é reconhecidamente benéfica na prevenção e tratamento de várias doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, hipercolesterolemia, depressão e muitas outras.
A prática de atividade física também vem sendo descrita como benéfica na prevenção de alguns tipos de câncer, mas tais estudos ainda não são conclusivos. De qualquer forma mostram um bom caminho sendo trilhado.
Essas pesquisas já indicam resultados positivos nos cânceres de mama, cólon, esôfago e no endométrio. Casos de câncer de próstata também podem ser prevenidos a partir da atividade física.
Vários trabalhos científicos já foram publicados e a medicina baseada em evidências vem respondendo algumas das questões relacionadas a associação da atividade física com foco no combate ao câncer.
A porcentagem dos riscos para mulheres ativas de desenvolver alguma dessas doenças é 29% menor do que para mulheres sedentárias. Com o público masculino, em doenças como o câncer de próstata, essa porcentagem cai para 22% mas ainda assim é um número relevante.
Então já podemos afirmar que o esporte pode evitar o surgimento do câncer?
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF) concluiu que evitar a obesidade através de exercícios físicos e alimentação saudável pode prevenir 19% dos casos de câncer (1).
Considerando 12 tipos específicos de cânceres mais comuns na população brasileira como os de esôfago, pulmão, mama, fígado, próstata, colorretal, o estudo ainda aponta que ao prevenir a obesidade é possível reduzir a incidência dos mesmos em até 30%. O mecanismo dessa relação está baseado no fato de que células gordurosas em excesso aumentam a produção de fatores que causam a inflamação e, a partir daí, contribuem para o desenvolvimento de células cancerígenas.
Segundo dados do INCA, se nada for feito no combate à obesidade, o Brasil pode ter um aumento de 34,6% nos casos de câncer nos próximos anos. Portanto, uma campanha educativa para conscientização da população brasileira para adoção de hábitos saudáveis e a regulamentação da indústria de alimentos são medidas necessárias e urgentes.
A maioria dos estudos epidemiológicos tem focado o câncer de mama. O maior deles é um estudo americano, que monitorou 41.836 mulheres na menopausa durante 18 anos (Iowa Women´s study). As mulheres que praticaram atividade física regular como corrida, natação ou esportes com raquetes, com a frequência entre duas a três vezes por semana, tiveram chances 14% menores de desenvolverem câncer de mama (2).
Um estudo europeu realizado com 413.000 voluntários monitorados de 10 países da Europa, mostrou que o esporte diminui as chances de câncer de cólon em 22%. Esse benefício foi ainda maior para tumores do cólon direito e não houve benefício para o desenvolvimento de câncer no reto, com 35% (3).
Com relação ao câncer de pulmão, um estudo americano demonstrou que mulheres praticantes de atividade física tiveram chance 23% menor de desenvolver a doença, sendo de 28% entre as fumantes e 37% entre as ex-fumantes. A principal ressalva desse estudo é que o tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e, para evitá-lo, não fumar ainda é a melhor atitude (4).
Uma revisão de literatura realizada pela Escola de Saúde Pública da Austrália mostrou que a prática de atividade física reduz o risco de câncer de endométrio em torno de 30% (5).
A Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society) incluiu em suas diretrizes, a prática de exercícios físicos como medida preventiva contra o câncer ao lado de outras recomendações, tais como:
1- Consultar um médico a respeito dos exames de prevenção
2- Realizar exercícios físicos pelo menos 30 minutos cinco ou mais vezes por semana
3- Controlar o peso através de dieta bem balanceada, contendo muitas frutas, vegetais e grãos e limitar o consumo de carnes, principalmente as com alto teor de gorduras.
4- Não fumar
Referências:
1- Thompson R. et al. Preventing cancer: the role of food, nutrition and physical activity. J Fam Heath Care 2010; 20 (3):100-2.
2- Bardia A. et al. Recreational physical activity and risk of postmenopausal breast cancer based on hormone receptor status. Arch Intern Med 2006; 166 (22):2478-83.
3- Friedenreich C. et al. Physical activity and risk of colon and rectal cancers: the European prospective investigation into cancer and nutrition. Cancer Epidemiol Biomarkers 2006;15 (12):2398-407.
4- Sinner P. et al. The association of physical activity with lung cancer incidence in a cohort of older women: the Iowa Women’s Health Study. Cancer Epidemiol Biomarkers 2006;15 (12):2359-63.
5- Cust A.E. et al. Physical activity and endometrial cancer risk: a review of the current evidence, biologic mechanisms and the quality of physical activity assessment methods. Cancer Causes Control 2007; 18 (3):243-58.
Fontes:
http://www.cancerinfo.com.br/artigo/atividade-fisica-e-cancer.html
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/cancer-de-mama/atividade-fisica-e-cancer/
por Equipe Médica da CareClub
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
MOVIMENTO EM FOCO PODCAST Você já conhece o Podcast “Movimento em foco”? Idealizado pelo fisioterapeuta Franco Chamorro da Care Club Ibirapuera, conta também com os
PERÍODO MENSTRUAL E PERFORMANCE Boa parte das esportistas, amadora ou não, costuma receber uma planilha mensal de treinos. Quatro semanas. Mas, para algumas dessas mulheres,