
Como correr para perder peso?
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
Não, você não precisa abrir mão da sua vida pessoal para se tornar um triatleta. Mas sim de dicas preciosas, dedicação e foco. A seguir, o médico do esporte da CareClub Guilherme Dilda responde dúvidas frequentes e indica o caminho para a estreia no short triathlon, prova com 750m de natação, 20 km de bike e 5 km de corrida.
PRECISO TREINAR DUAS VEZES AO DIA?
Para estrear no triathlon, não. Você pode distribuir dois dias para cada modalidade – natação, ciclismo e corrida – e ter um de descanso. À medida que os treinos vão se intensificando e o atleta vai tolerando o aumento de carga, algumas modalidades podem ser treinadas no mesmo dia (por exemplo, treino de natação seguido de um treino de corrida ou ciclismo) tentando buscar um cenário que se assemelhe cada vez mais ao dia da prova.
TENHO QUE INVESTIR PESADO EM EQUIPAMENTOS?
Para começar, não. Para a corrida, você precisa apenas de uma roupa leve e arejada (principalmente, para treinos em dias quentes) e um tênis confortável. Vale mais a pena se preocupar com a sua postura na corrida do que os acessórios em si para se prevenir de uma lesão. Em relação à bike, eu recomendo inicialmente a de estrada, que é mais fácil de pedalar e permitida em provas curtas; isso além de capacete, sapatilha, óculos, camisa e bermuda (acolchoada) de ciclismo. Já na natação serão necessários touca de silicone, óculos e sungas/maiôs ou roupas de borracha que ajudam na flutuação, diminuem a resistência e protegem do frio em treinos e provas no mar. Para a prova, um macaquinho permite fazer as três modalidades sem trocar de roupa e relógios com GPS e frequencímetro ajudam a controlar o treino.
PRECISO DE UM TREINADOR PARA CADA MODALIDADE?
Não necessariamente. O objetivo é que os treinos sejam programados, com uma periodização adequada, para gerar estímulos sem aumentar a carga rapidamente. Você precisa sim de treinador que monte a periodização e controle as cargas de treinamento. Muitos atletas contratam assessorias que prestam a assistência integral para as modalidades.
E MUSCULAÇÃO, TENHO QUE FAZER?
Seria bom. O treino de força melhora a economia de corrida e a eficiência no ciclismo e pode ajudar a prevenir lesões. Se for bem planejado, o ganho de massa é pequeno e o mesmo se torna desprezível pois a capacidade de gerar força aumenta em uma escala maior.
SERIA BOM CONTAR COM UM NUTRICIONISTA?
Com uma carga maior de treinos, a demanda energética também aumenta. Considerando ainda que a maioria dos triatletas tem outras atribuições durante o dia, se faz necessária a formulação de uma “periodização nutricional” individualizada sim. Além disso, alguns suplementos podem melhorar a performance. Ter uma estratégia nutricional para os dias de provas é fundamental: a competição pode durar horas e o atleta precisará repor os estoques energéticos.
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
MOVIMENTO EM FOCO PODCAST Você já conhece o Podcast “Movimento em foco”? Idealizado pelo fisioterapeuta Franco Chamorro da Care Club Ibirapuera, conta também com os
PERÍODO MENSTRUAL E PERFORMANCE Boa parte das esportistas, amadora ou não, costuma receber uma planilha mensal de treinos. Quatro semanas. Mas, para algumas dessas mulheres,