
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
As baixas temperaturas podem até assustar, mas não devem fazer a gente desistir dos nossos objetivos de treino. E se a ideia é seguir firme na planilha, é preciso tomar alguns cuidados para não ter problemas nem adoecer nos dias mais frios. Confira a seguir as dicas do médico do esporte da CareClub Rodrigo Brochetto.
Melhor horário
“Assim como não é recomendado treinar com muito calor, não é aconselhável correr nas horas mais frias do dia, como as primeiras da manhã. Porém, se não houver outra opção, esteja preparado, faça um aquecimento mais longo e mantenha-se aquecido e seco.”
Como se vestir
“O maior problema ao treinar no frio é a inspiração de ar frio, principalmente em exercícios mais intensos em que o volume de ar é muito grande e não há tempo suficiente para esquentá-lo no caminho até o pulmão. Para ajudar nesse processo, use roupas que esquentem a região do tórax. Como transpiramos no treino mesmo no inverno, tenha uma toalha ou uma troca de roupa seca. Ao chegar em casa, tome um banho quente. Se você continua molhado por causa do suor, acaba perdendo mais calor para o ambiente, o que não é interessante.”
A questão da respiração
“Quando treinamos mais intensamente e precisamos de mais oxigênio, automaticamente usamos a boca, pela maior capacidade de inspirar um volume maior e em uma velocidade mais rápida. É função da mucosa do nariz aquecer e umidificar o ar. Se nós respiramos pela boca, essa função não será feita. Então temos que usar outros artifícios para esquentar o ar, como usar roupas que aqueçam o tórax e fazer um aquecimento mais longo.”
O risco da hipotermia
“Existem alguns fatores de risco para hipotermia: treinos longos e de baixa intensidade, dias muito frios, esportes aquáticos – principalmente quando a água está mais gelada – e apresentar um baixo percentual de gordura. O que pode ajudar a evitar o problema: programar-se para treinar em um momento de temperatura não tão baixa e usar roupas e acessórios que evitem a perda de calor para o ambiente.”
Evite doenças
“O ar frio e seco causa inflamação da mucosa nasal. A resposta para isso é a produção de muco. Essa combinação – inflamação e muco – favorecem a proliferação de vírus e bactérias. Porém, o que realmente aumenta o número de casos de infecções é que em dias frios e chuvosos a tendência é ficar em ambientes fechados com outras pessoas e isso facilita a transmissão de doenças.”
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Rafael Ghelfond Weinberger conta sua trajetória de tratamentos, cuidados e treinamentos na Care Club até a realização do sonho de correr a Maratona de Chicago.
A busca por uma abordagem mais abrangente e holística para a saúde tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, e a Medicina Integrativa se destaca como uma resposta promissora para essa demanda, representando uma abordagem que une o a medicina convencional com terapias e especialidades complementares, além de práticas de bem-estar, visando tratar não apenas os sintomas, mas também prevenir doenças, lesões e suas as causas subjacentes.