TROQUE óleo de soja
PREFIRA Azeite de oliva extravirgem
O azeite de oliva tem entre 70 e 78% de gorduras monoinsaturadas (gorduras saudáveis que diminuem o risco de doença cardiovascular), sendo o ácido oleico (ômega-9) altamente predominante. Ele apresenta também ômega-3 e ômega-6. “Uma colher de sopa oferece mais de 200% da quantidade recomendada de vitamina E, um antioxidante potente que mantém o organismo no seu melhor funcionamento”, explica a dra. Hannah.
TROQUE Barras energéticas
PREFIRA Oleaginosas
Para que apostar em industrializados quando se pode contar com os 100% naturais? Oleaginosas possuem vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e fibras, que ajudam na saciedade e fazem a sua energia durar mais tempo, promovendo saciedade. “Mas, cuidado com a quantidade”, alerta a dra. Hannah. “Oleaginosas são alimentos altamente energéticos, uma pequena quantidade na palma da mão (cerca de 30g) já possui antioxidantes e nutrientes suficientes para garantir um excelente lanche intermediário.”
TROQUE Arroz
PREFIRA Batata-doce
A batata-doce tem menor índice glicêmico e mais antioxidantes que o arroz. Para os adoradores de carboidrato que precisam melhorar a alimentação, mas ainda não estão preparados para aderir ao arroz integral, vale substituir o arroz branco pela batata-doce com casca (de preferência a roxa). “É uma ótima forma de garantir um aporte de antioxidantes e de energia na dieta.”
TROQUE Ketchup
PREFIRA Molho vinagrete
Feito de tomate, o ketchup é rico em licopeno, um poderoso antioxidante, mas também em açúcar. O vinagrete, além de também ter tomate, carrega os nutrientes da cebola, da salsinha, do pimentão e do que mais você decidir adicionar no preparo – e tudo sem açúcar. A cebola é rica em quercetina, um flavonoide que melhora a circulação sanguínea.