Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

4 exames importantes para um Emagrecimento Saudável.

por Dr. Victor Soraggi, médico do exercício e do esporte

No processo de emagrecimento as escolhas diárias tem papel fundamental no resultado que obtemos. Isso se reflete tanto em relação a alimentação propriamente dita, mas também em relação aos exercícios, trabalho e rotina diária. Em resumo, para atingir emagrecimento com saúde precisamos estar a maior parte do tempo trabalhando a favor do nosso corpo e da nossa saúde como um todo.

As estratégias agudas (ou a curto prazo) nem sempre são as mais saudáveis, apesar de trazerem algum resultado mais rapidamente, a médio/longo prazo podem interferir negativamente no processo.

Além disso, a medicina do exercício e do esporte tem na sua prática algumas formas de otimizar o processo de emagrecimento com saúde. Abaixo conheça 4 exames e testes importantes para auxiliar no emagrecimento saudável:

1. Ergoespirometria
Esse exame permite a avaliação da capacidade aeróbia do indivíduo. A análise integrada dos dados permite a completa avaliação dos sistemas cardiovascular, respiratório, muscular e metabólico no esforço. Através dos parâmetros encontrados no teste, podemos, entre outras coisas, delimitar zonas de treinamento ou de exercício físico para ativar o metabolismo buscando o emagrecimento.

2. Calorimetria
Com este exame avaliamos o quanto de calorias o indivíduo gasta em repouso, para executar as funções vitais. Dessa forma, permite entender o metabolismo e individualizar a prescrição de dieta e exercícios.

3. Bioimpedância
É um método de avaliação de composição corporal que avalia, além do peso, como esse peso é distribuído. Mensurações de massa muscular, água corporal e gordura ajudam a interpretar qual situação atual do indivíduo e também como o tem evoluído o processo de mudança de composição corporal.

4. Avaliação Clínica
Para atingir emagrecimento com saúde, precisamos estar saudáveis. A avaliação clínica permite identificar ou afastar condições que possam dificultar ou impedir a perda de peso, entre elas: alterações hormonais, doenças crônicas (hipertensão, diabetes, etc), disfunções de glândulas (tireóide). Também permite avaliar como o corpo está reagindo ao processo de treinamento físico e dieta.

Para desenvolver um plano de emagrecimento personalizado, conheça nosso Programa de Emagrecimento Saudável clicando aqui.

DR. VICTOR SORAGGI
É Médico do Exercício e do Esporte na unidade Ibirapuera em São Paulo/SP

ARTIGOS RELACIONADOS