
Como correr para perder peso?
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
Cada vez mais a ciência volta sua atenção para a importância do sono, tanto para a saúde geral como para a recuperação e o desempenho esportivo. E não só a quantidade mas também a qualidade do sono têm se mostrado extremamente importantes.
Uma noite de sono curta e/ou mal dormida já interfere no metabolismo e na produção de hormônios, aumentando o risco de doenças como hipertensão, obesidade e depressão. “Ela também reduz os efeitos positivos dos treinos realizados naquele dia, além de prejudicar a disposição, a concentração e a força muscular no dia seguinte”, afirma o médico da CareClub Paulo Puccinelli.
Durante o sono, nosso corpo produz mais leptina, hormônio envolvido no mecanismo de saciedade. Em contrapartida, se dormimos mal e pouco, ele produz mais grelina, hormônio relacionado com a fome e que diminui o gasto energético diário. Aí fica mais difícil mantermos o peso. Já nossa pressão arterial cai à noite porque o nível de adrenalina despenca. Quem possui um sono não reparador acaba ficando sempre em estado de alerta e pode ter alterações permanentes da pressão sanguínea.
“O hormônio GH, que tem participação no tônus muscular, auxilia na queima de gordura e melhora o desempenho esportivo, tem seu pico de produção durante o sono noturno e esse aumento se inicia aproximadamente 30 minutos após o início do sono. Pessoas que têm muitos despertares noturnos acabam não se beneficiando dessa elevação importante do hormônio, o que acaba prejudicando a performance”, afirma Puccinelli.
Por esses e outros motivos, dormir bem e bastante são fundamentais para uma vida saudável e para você dar o máximo no esporte. Confira a seguir algumas dicas do Dr. Paulo Puccinelli para um sono realmente reparador:
– O tempo recomendado de sono é de sete a nove horas, com o mínimo aceitável de seis horas. Cochilos durante o dia são bem-vindos, mas não entram na somatória. Por isso, programe-se para atingir essa meta.
– Garanta uma boa higiene do sono. Evite estímulos visuais e sonoros próximos ao horário de dormir. Celular, tablet, notebook, televisão e música não são adequados nesse momento por inibirem a liberação de melatonina, hormônio envolvido com o sono. Um ambiente escuro, silencioso e com temperatura agradável é o ideal para uma noite bem dormida.
– Não exagere na comida antes de dormir e também não vá para a cama com fome. Comer demais perto do horário de repouso, além de interferir na liberação do hormônio GH, causa um desvio do fluxo sanguíneo para o sistema gastrointestinal diminuindo a quantidade de sangue para o cérebro, o que aumenta o risco de insônia e deixa o sono mais superficial. Dormir com fome pode provocar despertares noturnos para ataques descontrolados à geladeira, além de provocar uma espécie de compensação na primeira refeição do dia.
– Roncar, acordar mais de duas vezes por noite, ter dificuldade para iniciar o sono, acordar no meio da noite com falta de ar e se movimentar na cama durante a noite toda são problemas que devem ser investigados e tratados por profissionais da área. Se algum desses eventos ocorre durante sua noite de sono, procure um especialista para ajudá-lo a aproveitar os benefícios de boas noites de sono.
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
MOVIMENTO EM FOCO PODCAST Você já conhece o Podcast “Movimento em foco”? Idealizado pelo fisioterapeuta Franco Chamorro da Care Club Ibirapuera, conta também com os
PERÍODO MENSTRUAL E PERFORMANCE Boa parte das esportistas, amadora ou não, costuma receber uma planilha mensal de treinos. Quatro semanas. Mas, para algumas dessas mulheres,