São 90 minutos de um nervoso que aumenta a cada chute a gol – tanto do Brasil quanto do adversário. Quem não sente o coração quase sair pela boca durante os jogos da Seleção, ainda mais na fase do mata-mata? Uma equipe multidisciplinar da Care Club – médicos do esporte Gustavo Magliocca e Caio Senise, a nutricionista Hannah Médici e o treinador Leonardo Prieto – dá as dicas de como controlar a situação sem colocar a saúde em risco. “O estresse emocional é um desencadeante de eventos cardiovasculares como infarto cardíaco e arritmias”, alerta Caio Senise.
1 – Mantenha seus exames em dia! “Qualquer partida emocionante vai elevar sua
frequência cardíaca, exigindo mais do coração. Por isso, garanta que ele esteja em suas melhores condições”, diz Gustavo Magliocca.
2 – Procure uma posição confortável para assistir ao jogo. Ficar 90 minutos em
uma má postura pode trazer tensões extras, dores e até riscos de desenvolver alguma lesão.
3 – Alimente-se bem. Com os hormônios liberados durante uma partida tensa, o corpo tende a consumir mais o açúcar presente no sangue, levando a um quadro de hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue).
4 – Hidrate-se bem durante a partida! Quadros de hipotensão postural (quedas bruscas da pressão arterial, com sintomas como tonturas, por exemplo) podem ser evitados quando mantemos um nível adequado de hidratação. “Além da própria água, sucos naturais de frutas e até cerveja e drinks sem álcool são bem-vindos, considerando que muitos jogos acontecem durante dias da semana, em rotina normal de trabalho”, diz Hannah Médici.
5 – “Para controle do estresse, tanto crônico como agudo, terapias cognitivas comportamentais, meditação, respiração diafragmática, prática de exercício físico associado a um tratamento medicamentoso, quando necessário, são muito eficientes”, explica Caio Senise.
6 – Algo simples e eficiente é saber controlar a respiração! “Puxe o ar pelo nariz de forma controlada e profunda, segure por 2 segundos e solte pela boca em uma contagem de 10 segundos. Realizar de 3 a 5 ciclos de respiração dessa maneira vai ajudar a botar os nervos no lugar”, garante Leonardo Prieto.
7 – Para o médico do esporte Caio Senise, uma boa tática para descontrair é estar entre amigos e em um ambiente descontraído durante os jogos. “De referência sem torcedores adversários por perto”, ele indica.
8 – Outra maneira de relaxar antes de o jogo começar é praticar alguma atividade física leve.
9 – Tem aquele vício chato de roer as unhas quando nervoso? Compre uma bolinha antiestresse e a transforme em companheira inseparável, nos 90 minutos. Desconte apenas nela o nervosismo.
10 – Evite se envolver demais nas discussões sobre os resultados possíveis e o bolão da turma. Pode ser um motivo a mais de estresse.