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Rotina e meditação combatem a ansiedade

Momentos de grande estresse costumam trazer ressignificação de valores. E, para a médica do esporte e nutróloga Flávia Pinho, da Care Club Ipanema, especialista também em lifestyle medicine, é importante sermos capazes de aproveitar o momento de confinamento, ansiedade e medo trazidos pelo coronavírus para sairmos da situação melhores. “Vamos repensar nossas vidas, redefinir aquilo que realmente é vital, em que deveríamos investir mais o nosso tempo. A pandemia trouxe o risco da saúde para muito perto, e isso nos faz retraçar valores. O saldo disso tudo, a meu ver, deve ser a valorização da saúde e da importância da prática de atividade física para melhorar a qualidade de vida, nossa imunidade e nossa saúde mental.”

Para a médica, investir em saúde mental durante o confinamento passa por sermos capazes de manter uma rotina. “A pandemia e o confinamento mexem demais com nossas vidas. Quanto mais conseguirmos seguir uma rotina mínima, melhor será nossa saúde mental. Fixe um horário para acordar e para dormir, para fazer alguma atividade física e para as refeições”, ela indica. “Isso tudo ajuda muito no controle da ansiedade.”

Flávia explica que o estresse pode elevar os níveis de cortisol, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que, entre outras funções, influencia em nossa imunidade. Uma das estratégias para ajudar a regular a liberação deste hormônio e seus impactos, segundo a médica, é investir em exercícios de meditação e respiração. “Inspire em cinco segundos e depois libere o ar em outros cinco, pausadamente. Faça isso por alguns minutos.” Outra dica de Flávia é investir em atividades que sejam prazerosas. “Tente ouvir música, dançar, brincar com as crianças, treinar algum hobby novo, aprender uma língua nova, fazer uma aula online de um tema que você goste ou praticar alguma atividade física.” 

A atividade física, reforçou a médica, é importantíssima neste momento. “O sedentarismo influencia muito em nossa imunidade e em nossa saúde física e mental como um todo. Cada pessoa, dentro de sua limitação e condicionamento, deve investir em algum exercício. Qualquer tempo vale, até dez ou quinze minutos, espalhados ao longo do dia”, ela disse. “Movimente-se. Nosso corpo não foi feito para ficar parado, assim ele adoece.”

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