Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

5 SINAIS DE ALERTA PARA GESTANTES NA ATIVIDADE FÍSICA

Atividade física durante a gravidez, sob supervisão médica, é recomendada. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Há sintomas que servem de alerta e é importante procurar o médico ou o pronto atendimento sempre que eles aparecem. A médica Karina Hatano, da CareClub, lista quais são eles:

  • Náusea, tontura e desmaio: pode acontecer de você sentir náusea, por causa do ácido lático produzido durante a atividade – e por isso é importante não exagerar na intensidade. Já a tontura constante ou aquela que vem acompanhada de visão embaçada, dor de cabeça ou taquicardia pode ser sintoma de uma anemia ou algo mais sério. Se o sintoma evoluir para desmaio, procure um médico. “Pode ter sido um desmaio sem motivos, por conta de uma preocupação, por uma leve desidratação, mas é melhor ter certeza do que aconteceu”, diz a dra. Karina.
  • Visão embaçada: isto pode ser sinal de desidratação, durante a atividade física, o que pode levar à queda de pressão arterial. Mas também pode indicar algo mais sério, como a pré-eclâmpsia, que pode diminuir a quantidade de sangue da mãe para a placenta e gerar um quadro bastante perigoso para a mãe e o bebê. Fique atenta também a inchaço exagerado de mãos e pés.
  • Sangramento vaginal: Se houver qualquer sinal de sangramento vaginal, o exercício deve ser interrompido. “Procure seu obstetra ou o pronto atendimento e explique o aconteceu”, diz Dra. Karina. “O planejamento de exercícios deve ser reformulado após o diagnóstico, com a conduta orientada pelo médico.”
  • Falta de ar e taquicardia: Mais uma vez, aumentar os batimentos cardíacos e ficar sem fôlego são coisas normais durante a atividade física. Mas, na gravidez, essas alterações devem ser moderadas. A frequência cardíaca na gravidez não pode aumentar muito, nem cair demais. Cheque com seu médico e com seu treinador qual deve ser sua faixa durante o treino e respeite!
  • Pontadas ou dor aguda no abdome: Elas podem ser sinal de contração. Fique atenta à fase da gravidez, à intensidade e à frequência da dor.

ARTIGOS RELACIONADOS