5 passos: Como a Nutrição Pode Ajudar no seu Recovery

por Ingrid Zoppi, nutricionista clínica e esportiva

1) Cuidado com a restrição calórica: Quando estamos passando por um processo inflamatório e/ou lesão, nosso corpo também precisa de energia para se regenerar e mesmo que esteja em menor volume de treinos ou mesmo em um período sem treinar, é importante oferecer um aporte energético adequado para essa recuperação.

2) Macronutrientes: É fundamental um ajuste fino das proteínas, carboidratos e gorduras para oferecer nesse momento também. Dependendo do grau da lesão e do processo inflamatório, essas quantidades podem ser ajustadas para mais ou para menos, mas JAMAIS pense em restringir drasticamente algum deles nesse momento, pois TODOS são fundamentais para que sua recuperação aconteça de maneira mais rápida e saudável.

3) Micronutrientes: Sabe aquele prato colorido que os nutricionistas sempre pedem para introduzirmos na rotina? Eles são recheados com vitaminas, minerais e antioxidantes que são FUNDAMENTAIS na participação do processo de regeneração.
Alguns como A, D, E, K, complexo B, ferro, cálcio, magnésio, zinco, resveratrol, curcumina, gengirol, quercetina e lignanas tem papel importante não apenas no processo de recuperação, mas na manutenção da saúde nesse período.

4) Suplementos: Os suplementos podem e devem ser introduzidos caso a caso, com cautela para oferecer o que realmente há necessidade. As vezes precisamos suplementar alguns micronutrientes citados no tópico anterior e há outros suplementos que também podem ser pensados nessa fase como: ômega 3, colágenos e creatina monohidratada.

5) Hidratação adequada: Não podemos esquecer da hidratação adequada! Não é para ficar hiper hidratado mas precisa manter-se hidratado de forma adequada para manter o funcionamento fisiológico saudável e boa filtragem dos rins nessa fase que pode estar ingerindo mais suplementos ou até mesmo medicamentos.
INGRID ZOPPI
É Nutricionista Clínica e Esportiva na unidade Parque do Povo em São Paulo/SP

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