Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

15 MOTIVOS PARA COMEÇAR A CORRER EM 2017

A fisioterapeuta Marcela Rocha, da CareClub, dá um empurrão para você aderir à corrida no ano que está começando.

1- Faça chuva ou faça sol: é uma atividade sem limitação climática. É possível correr ao ar livre quando o tempo está bom, e na academia quando chove.

2- Deixa a gente feliz: a atividade libera endorfinas, que promovem bem-estar e combatem o estresse.

3- Seca gordura: pesquisas indicam que a corrida seca a barriga até 40% mais rápido que outras atividades, como pedalar ou jogar tênis.

4- Você dorme melhor: uma corrida moderada aumenta os níveis de adenosina que, entre outras coisas, induz ao sono. Fora que, após um treino, o cansaço e necessidade que o corpo sente de parar para se recuperar aumentam.

5- Todo mundo sabe fazer: ninguém precisa aprender a correr. Se sabe andar, sabe correr. É claro que técnicas podem ser aprendidas, mas a atividade em si todo mundo pode realizar.

6- Novos amigos: na corrida você compartilha suas experiências com pessoas que te entendem. “Já vi relações de trabalho crescerem por conta da proximidade ligada à corrida e casais de namorados que se conheceram correndo”, diz Marcela.

7- É uma ótima terapia: a corrida é um tempo do dia para dedicar exclusivamente a você. Calçar os tênis é uma excelente oportunidade para fugir das pressões da rotina e desacelerar, repensar a vida.

8- Faz bem ao coração: pesquisas mostram que o hábito de correr pode diminuir pela metade o risco de doenças coronárias.

9- Não há perdedores: numa prova, mesmo quem chega em último lugar é considerado vencedor, por ter cruzado a linha. Em nenhum outro esporte os últimos são tão (ou mais) primeiros do que os primeiros. E você ganha sempre medalhas: seja qual for seu tempo numa prova, você volta para casa com uma no peito.

10- Não há limite de idade: na corrida, não há idade de corte. Pode-se correr aos 40, 50, 60, 70…

11- Você ganha disciplina e bons hábitos: corrida é fazer planejamentos, para então cumpri-los. Para ter bons resultados, o corredor precisa se organizar, cumprir planilhas, melhorar alimentação, dormir melhor… “Ao aderirem a alguma atividade física, entre elas a corrida, as pessoas começam a se preocupar mais com a saúde. Elas logo melhoram seus hábitos alimentares e tomam outros cuidados associados ao rendimento no esporte”, diz Marcela.

12- Melhora os ossos: segundo a National Osteoporosis Society, do Reino Unido, cerca de 15 minutos de trote leve, praticados três vezes por semana, reduzem em até 40% o risco de osteoporose.

13- Melhora o funcionamento do intestino.

14- Melhora o sexo: uma pesquisa da Universidade Cornell (EUA) apontou que corredores têm o vigor sexual de homens 2 a 5 anos mais jovens. As mulheres tendem a atrasar a menopausa também por 2 a 5 anos.

15- É de graça: basta um par de tênis para praticar. A corrida não exige equipamentos caros, aluguel de quadra, mensalidade de nada…

ARTIGOS RELACIONADOS